terça-feira, 6 de janeiro de 2015

VIRGINDADE E DST'S


A primeira vista esse tema não faz sentido algum, afinal o que tem haver virgindade e doenças sexualmente transmissíveis? Pessoas virgens não podem adquirir DST’s porque elas não iniciaram sua vida sexual, certo? _Errado!!
Sabemos que as DST’s como o próprio nome diz são doenças transmitidas por meio da relação sexual, então na maioria das vezes as pessoas pensam que só se pode contrair alguma dessas doenças se elas não forem mais virgens. Logo, um virgem estaria imune a DST’s, mas isso não é verdade.
Se formos olhar com atenção, para muitos a virgindade é simbolizada pela presença do hímen na mulher e no caso dos homens é considerado virgem aquele que não teve sua primeira relação sexual. Assim, perderiam a virgindade quando tivessem uma relação sexual normal, vaginal, em que a mulher tem seu hímen rompido, e o homem tem sua primeira relação.
E mesmo sem ter relação sexual vaginal, é possível, por exemplo, pegar HIV em uma relação anal, ou ainda contrair Herpes em uma relação oral, que não rompem hímen algum e que para os meninos não são consideradas ‘válidas’ como primeira relação sexual.
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos, pela Universidade de Yale e pela Universidade de Colúmbia mostraram que jovens que se dispõem a manter a virgindade correm o mesmo risco de contrair DSTs que os jovens que não são mais virgens, isso porque eles assumem comportamento de maior risco sexual afim de manter-se virgens.
Segundo a pesquisa os homens que não praticam sexo vaginal, têm quatro vezes mais chances de fazer sexo anal do que os não-virgens; homens e mulheres têm seis vezes mais chances de fazer sexo oral do que os não-virgens. E em geral, os virgens não utilizam camisinha nessas relações, e quando infectados não costumam procurar ajuda médica.

É possível sim que pessoas virgens adquiram doenças sexualmente transmissíveis, seja pela relação sexual (seja ela de qual tipo for) e ainda por outros meios já conhecidos como utilização de seringas e materiais cortantes usados, compartilhamento de roupas íntimas, etc. O importante é proteger-se sempre que se expor a situações de risco, seja você virgem ou não, afinal todos estão susceptíveis a doenças!


FONTES DE PESQUISA:

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI490103-EI298,00-Virgindade+nao+protege+contra+DSTs+dizem+cientistas.htm

Escrito por: Kamyla Aragão, graduanda da Universidade Federal do Pará – Campus Marajó-Soure.

Nenhum comentário:

Postar um comentário