quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

EXAME PAPANICOLAU


O Papanicolau que também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal ou ainda colpocitologia oncótica cervical, é um exame simples e barato de prevenção do câncer de colo uterino, que deve ser realizado por todas as mulheres que tem ou já tiveram vida sexualmente ativa.
O Exame pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados, ou em laboratórios particulares. 

Ele consiste da coleta de material do colo do útero para exame laboratorial, para isso é inserido um instrumento chamado espéculo na vagina, o ginecologista faz uma inspeção visual e depois provoca uma pequena escamação na superfície do colo do útero com uma espátula de madeira e uma escovinha e as células colhidas são colocadas em uma lâmina para análise em laboratório de citopatologia. A partir deste exame é possível detectar alterações nas células do colo do útero, lesões precoces, ou algum tipo de infecção.
Inicialmente o exame deve ser feito anualmente e se após dois exames seguidos o resultado for normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos. 
Para realizar o exame, não se pode ir pouco antes ou logo depois do período menstrual, pois nesse período o útero descama naturalmente e pode prejudicar os resultados, o ideal é fazer o exame uma semana ou 10 dias após a menstruação. 
Também é importante que a mulher não tenha tido relações sexuais nas 48 horas anteriores ao exame.
Após feito o exame a mulher deve voltar ao local onde o exame foi realizado na data marcada e receber o resultado. Esse resultado deve ser levado a um médico para que seja interpretado e então explicado à paciente. Caso o exame ateste algum problema o profissional lhe dirá o que deve ser feito a partir de então!

 Fontes de Pesquisa:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/237_papanicolau.html

Escrito por: Kamyla Aragão, graduanda da Universidade Federal do Pará – Campus Marajó-Soure.

Nenhum comentário:

Postar um comentário