quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

PUBERDADE

Frequentemente, quando os filhos alcançam uma determinada idade, os pais repetem incansavelmente a seguinte frase: Você já é um(a) Rapaz (Moça) e tem que ser responsável! Bom, isso nem sempre é legal para os filhos.
Se você já ouviu essa frase faz tempo ou há um tempinho, provavelmente pensou: Afinal de contas o que foi que mudou?? Então, acontece que mudou ou vai mudar muita coisa em você, isso porque a puberdade bateu à sua porta e saiu entrando! Não tem essa de pedir permissão.
Pra você entender melhor, a puberdade é tida como uma fase da vida que fica entre a infância e a fase adulta, e marca a tão sonhada entrada do jovem na adolescência. Se por exemplo olharmos imagens de uma criança e um adulto do sexo feminino notaremos muitas diferenças como o tamanho dos seios, a presença de pêlos, etc. É na puberdade que o corpo tanto das meninas quanto dos meninos passa por transformações que diferenciam indivíduos infantes e adultos.

Quais as mudanças no corpo das meninas? E dos meninos?

 Quando somos crianças o corpo de meninos e meninas são bastante semelhantes, diferenciáveis basicamente pelos órgãos genitais, quando adultos a diferenças são bem evidentes.
 

Meninas

Quando meninas passam pela puberdade os brotos mamários aparecem (entre os 8 e 13 anos) e crescem, pêlos aparecem, a primeira menstruação (menarca) acontece, o que significa que a mulher atingiu a maturação sexual, ou seja, já pode ter filhos.
A cintura também fica mais fina, o quadril se desenvolve, o útero aumenta de tamanho, a parede da vagina fica mais espessa, a irrigação sanguínea do clitóris aumenta, a voz fica um pouco mais fina, o crescimento em altura aumenta.
Tudo isso ocorre devido à produção de hormônios que ocorre em níveis aumentados desde então. São hormônios sexuais (progesterona e estrógeno), hormônio do crescimento, e muitos outros.

Meninos

Nos meninos, o primeiro sinal da puberdade é o crescimento dos testículos (entre os 9 e os 14 anos) e depois do pênis e dos pêlos pubianos, axilares e da face. A mudança da voz é uma das características mais marcantes na puberdade masculina, ela fica mais grave.
Alguns tem as mamas aumentadas durante a puberdade e isso é mais comum do que parece, ocorre em cerca de metade dos meninos, mas o crescimento das mamas sessará ao longo da puberdade.
Nas meninas acontece a menarca, nos meninos a semenarca, que nada mais é que ejaculações noturnas involuntárias contendo esperma, este é para os meninos o sinal de capacidade biológica de reprodução, que ele pode ter filhos.



Nos meninos e nas meninas muita coisa muda a partir da puberdade, nosso corpo muda por dentro e por fora! Quando os pais dizem que agora são Rapazes e Moças, na verdade estão querendo dizer que seus filhos estão se tornando Homens e Mulheres! Estão deixando de ser crianças. Entrando na adolescência e caminhando para a fase adulta da vida!
Na puberdade é destacada a maturidade biológica dos seres humanos, no entanto, para ser adulto é necessário assumir responsabilidades. Crescer nos proporciona maior liberdade, gradualmente ganha-se maior controle sobre as próprias ações e exige de cada um, acima de tudo, ser responsável pelas consequências de seus atos.


FONTES DE PESQUISA:

Escrito por: Kamyla Aragão, graduanda da Universidade Federal do Pará – Campus Marajó-Soure.

Nenhum comentário:

Postar um comentário