domingo, 14 de setembro de 2014

PÍLULA ANTICONCEPCIONAL

  • O que é? Quando usar? Como usar?





A Pílula anticoncepcional é um fármaco utilizado na prevenção da gravidez não planejada e de risco, ajudando no planejamento familiar, e -estendendo o campo de visão- no controle populacional.


Então, você acha que é só isso??

_Não é não. Contrariamente ao que muita gente pensa, as pílulas anticoncepcionais (ou anticoncepcionais orais) não servem só para evitar a gravidez!! Segundo Goldfien (1988) e Williams e Stancel (1996), apresentam também outros benefícios tais como: a regularização do ciclo menstrual, redução da tensão pré-menstrual, redução da incidência de cistos ovarianos, de câncer ovariano e endometrial e de doenças benignas das mamas.
As pílulas também são usadas em tratamentos médicos quando a doença em questão tem alguma relação com a regulação (ou desregulação) hormonal, tipo em alguns tratamentos para acne!







Quando usar?

Se você for ao médico e descobrir que tem alguma doença ou problema de saúde no qual o tratamento inclua alguma pílula anticoncepcional... essa será a hora!
Se esse não for o seu caso, você deve procurar um(a) ginecologista (se não for possível também pode ser um clínico geral) quando decidir iniciar sua vida sexual, busque junto a ele(a) a melhor opção de anticoncepcional para o seu caso! Procure seu médico com antecedência e tire suas dúvidas!



Como usar?

Isso o seu médico vai dizer! Ele lhe recomendará o medicamento e a dosagem certa para o seu organismo, por quanto tempo tomar, se devem haver interrupções ou não... Os efeitos dos anticoncepcionais não são os mesmos para todas a mulheres, daí a importância de ser acompanhada por um médico. Nunca tome medicamentos por conta própria!


Fontes de pesquisa:




Escrito por: Kamyla Aragão, graduanda da Universidade Federal do Pará – Campus Marajó-Soure.

Nenhum comentário:

Postar um comentário