domingo, 17 de agosto de 2014

CICLO MENSTRUAL

Você sabe o que exatamente é um ciclo menstrual? O que acontece com você ao longo desse período? Conhece o seu período fértil, quando provavelmente está ovulando? Sim ou Não?

Pois saiba que seria muito (muito e muito) bom saber!!

Saber o que ocorre durando o ciclo menstrual, mesmo que superficialmente ajuda, a nós mulheres, a lidar com diversas situações corriqueiras do tipo: quando a menstruação vai chegar _Para não passar por aquela situação constrangedora de ser pega de surpresa-, entender por que a menstruação ocorre- Que não é algo sobrenatural, que só Deus sabe como acontece-, e também é fundamental para quem se utiliza da famosa tabelinha como método contraceptivo- Já que conhecendo seu ciclo menstrual dá pra saber quando você está mais fértil e assim evitar manter relações durante essa fase do ciclo.
Para entender o processo pelo qual passamos é importante saber que:
  • O sistema reprodutor feminino é constituído de 2 ovários, 2 tubas uterinas (também conhecidas como trompas de Falópio) e o útero- que apresenta um estreitamento inferior (o colo do útero) que se abre na vagina- localizados na pelve, como na figura abaixo;

  • O útero possui três camadas, a externa de tecido conjuntivo, a média de tecido muscular liso e a interna que é o endométrio- epitélio escamoso renovado ciclicamente;
  • Nos ovários estão contidos folículos, e dentro dos folículos encontramos ovócitos células que darão origem ao óvulo- após a fecundação;

Voltando ao ciclo menstrual, sabemos que as mulheres possuem, obviamente, um organismo projetado para a gestação, todos os meses sofremos mudanças que nos preparam para a geração de uma nova vida, no entanto, isso pode ou não acontecer.
Nessa preparação mensal para uma possível gestação, nosso corpo, impulsionado por uma série de mudanças hormonais, promove o crescimento de alguns folículos do ovário, de forma que um (folículo dominante) será liberado e direcionado a uma das trompas para que possa ser fecundado e então se instalar na cavidade do útero. O útero também sofre alterações, o endométrio desenvolve-se ficando mais espesso e vascularizado para receber um futuro bebê.
Bom, quando não há fecundação o endométrio que se desenvolveu, ficando espesso, descama e é eliminado sob a forma de menstruação, o folículo –aquele de onde saiu o ovócito- vai ser transformado em corpo lúteo (ou amarelo) e se degenerará cerca de 4 dias antes da próxima menstruação. Assim, o ciclo menstrual pode ser compreendido em 3 fases: a folicular, a ovulação e a fase lútea.
A fase folicular, vai do 1º dia da menstruação até a ovulação, durante esta fase o hormônio estrogênio, predominante, faz com que o endométrio cresça. A ovulação corresponde ao período fértil da mulher, onde há a liberação do ovócito proporcionando maiores chances engravidar.
A fase lútea começa após a ovulação e estende-se até a próxima menstruação, nesse período a progesterona promove a estabilização do endométrio que espera a gravidez, e quando ela não acontece ocorre a menstruação e o ciclo recomeça.



Agora, como você pode usar tudo isso a seu favor?? _Muito simples, conferindo o seu ciclo!!

É comum que os ciclos variem de 21 a 35 dias e a menstruação pode durar de 5 a 8 dias – se a sua não bater com os números aqui expostos também não se desespere, procure uma ginecologista e esclareça suas dúvidas.
Para saber quantos dias tem o seu ciclo você deve conferir os dias que se passaram do 1º dia de uma menstruação (que também é o 1º dia do seu ciclo), até o 1º dia da menstruação subsequente (1º dia do ciclo subsequente), por exemplo, se sua menstruação ocorreu no dia 6 de julho, e posteriormente no dia 3 de agosto o seu ciclo é de 28 dias (pois o intervalo entre essas datas foi de 28 dias).

É importante que você anote todos os meses a data de início do seu ciclo, assim você poderá prever sua próxima menstruação conferindo a partir do 1º dia do ciclo atual o valor de dias aproximado do seu ciclo.
Para saber quando você está ovulando, ou seja, quando você está mais fértil basta conferir quantos dias tem seu ciclo e dividir este número por dois, utilizando o exemplo acima, da garota com ciclo de 28 dias, 28 dividido para 2 são 14, o dia mais fértil dela será o 14º dia do ciclo conferindo a partir do 1º dia da menstruação.
Se a garota tiver um ciclo de 30 dias estará mais fértil no 15º dia do seu ciclo, se o ciclo for de 34 no 17º dia, e assim por diante. É aconselhável para evitar gestações não planejadas que a pessoa evite manter relações sexuais cerca de 4 a 5 dias antes e depois do seu dia mais fértil.
Outra questão importante é que evitar gestações apenas evitando relações durante a ovulação não é um método muito seguro, principalmente para as adolescentes, pois nos primeiros 2 anos após a menarca (primeira menstruação) os ciclos não são regulares, o que torna a tabelinha um método de baixa eficiência.
Para quem deseja acompanhar melhor seu ciclo, na internet também existem alguns sites que te ajudam a conferir seu ciclo, vou colocar os links abaixo:

Você já sabe como você funciona. Utilize-se desse conhecimento, ele agora é seu _Faça bom proveito!!



FONTES DE PESQUISA:
Fernandes, J.S. Fortunato, J.M.S Pinto, J.C. Fisiologia do sistema reprodutor feminino. Fisiologia do sistema reprodutor feminino.



Escrito por: Kamyla Aragão, graduanda da Universidade Federal do Pará – Campus Marajó-Soure.

Nenhum comentário:

Postar um comentário