sexta-feira, 17 de outubro de 2014

AIDS

Com toda certeza a maioria já ouviu falar, sabe pouco ou muito a respeito da AIDS. E é dessa doença que vamos falar um pouco hoje!

AIDS significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e é causada pelo vírus HIV. O vírus está presente nos fluidos do corpo como o sangue, sêmen, secreção vaginal e no leite materno. Dessa forma, o contágio se dá pelo contado com esses fluidos.
Pode-se contrair o vírus através do sexo, seja ele oral, vaginal ou anal, sem camisinha; pelo uso de seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa; transfusão de sangue contaminado; uso de instrumentos cortantes ou perfurantes não esterilizados. Além disso a mãe infectada pode passar a doença ao filho se amamenta-lo, ou durante a gestação ou parto, mas quanto aos dois últimos, pode-se fazer um tratamento durante o pré-natal que impede que o bebê seja infectado e nasça sem o vírus.

Quando ocorre o contágio, os primeiros sintomas surgem num período de 3 a 6 semanas. No geral, o vírus ataca o sistema imunológico da pessoa, suas células de defesa, e com esse sistema prejudicado é muito mais fácil adquirir outras doenças infecciosas, que vão de uma simples gripe às infecções mais graves como a tuberculose e até um câncer, e o pior é que a doença prejudica o tratamento de outras doenças que o infectado possa vir a ter.
Os primeiros sintomas da doença são semelhantes ao de uma gripe, a pessoa sente febre e mal estar. Depois há uma grande interação entre as células de defesa do organismo com as constantes mutações do vírus, nesse período o organismo ainda tem forças para combater outras doenças, e quantidade de vírus produzida no corpo e a que morre estão equilibradas, essa fase é assintomática.
Com o tempo, o organismo vai ficando debilitado, a quantidade de células de defesa cai, e a pessoa apresenta febre, diarreia, suor noturno e perda de peso. Logo a baixa imunidade permite o aparecimento de outras doenças.
Há algum tempo atrás receber um diagnóstico de AIDS era como receber uma sentença de morte, mas hoje já é possível ser soropositivo (possuir o vírus) e viver com qualidade, basta buscar e seguir um tratamento especializado. Para isso é importante se submeter ao teste de AIDS caso tenha passado por alguma situação de risco- como fazer sexo sem camisinha, usar a mesma seringa, alicate de unha, ou outros objetos cortantes e perfurantes que outra pessoa.

No Brasil, temos os exames laboratoriais e os testes rápidos, que detectam os anticorpos contra o HIV em até 30 minutos, colhendo uma gota de sangue da ponta do dedo, e os testes são feitos gratuitamente pelo SUS.
Não é difícil prevenir-se contra o HIV. Use o conhecimento ao seu favor!


SITES CONSULTADOS
http://www.aids.gov.br/pagina/formas-de-contagio

Escrito por: Kamyla Aragão, graduanda da Universidade Federal do Pará – Campus Marajó-Soure.

Nenhum comentário:

Postar um comentário